A coordenação motora fina é a habilidade que se desenvolve quando aprendemos a usar pequenos músculos das mãos, dos pulsos e dos dedos.
Essa habilidade determina como realizamos movimentos específicos e controlados, movimentos esses de grande importância para o nosso autocuidado e aprendizado da escrita.
A aprendizagem da escrita requer uma maturação prévia, antes de escrever, a criança precisa adquirir controle postural para permanecer sentada, força, mobilidade e consciência dos movimentos amplos de ombro, cotovelos e punhos.
O ato de escrever não é um simples gesto, é uma atividade motora de grande elaboração e complexidade que exige constante observação e análise.
A criança só estará preparada para a escrita quando atingir sua maturação neuro-motora e apresentar domínio das áreas citadas, assim a escrita fluirá naturalmente.
Principais requisitos para a escrita:
Maturação neuromotora
Planejamento motor
Noção espacial
Boa postura
Dominância lateral definida
Coordenação visuomotora
Memoria visual e auditiva
Força adequada no ombro, antebraço, punhos e mãos
Preensão correta do lápis
E se a criança apresentar dificuldade para realizar a escrita, o que devemos fazer?
A pessoa capacitada para ajudar seu filho ou filha nesse processo é uma terapeuta, psicomotricista, que após realizar uma avaliação, montará estratégias interventivas através de atividades e brincadeiras com estímulos motores, cognitivos, planejamentos, integração sensorial e se necessário com adaptações nos lápis, caneta, cadernos e até mobílias. Com o suporte adequado é possível auxiliar essa criança no contexto da escrita.
Algumas atividades que podemos fazer com nossas crianças em casa podem ajudar nesse processo de desenvolvimento.
Usar pinças para pegar bolinhas de papel;
Pregar e remover adesivos;
Fazer colar ou pulseira usando macarrão colorido;
Separação de materiais pequenos;
Jogos de encaixe ou de alinhavo;
Brincar de massinha, areia e argila.
O ato da escrita vai muito além do que nossos olhos podem ver, ter paciência e respeitar o desenvolvimento da criança é fundamental.
Patricia Bastos, é academic coach e psicomotricista, com formação em Terapia Ocupacional pela UNIVAP, SP - Brasil e está cursando Pós-Graduação em Psicomotricidade no Autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Possui certificação do curso básico de integração sensorial pelo CBI de Miami e em Equoterapia pela ANDES- Brasil.
contato: patricia.bastos@diverse-kids.com
Commenti