Buscar
  • Patricia Muñoz, PhD

Dicas para se manter mentalmente saudável durante a quarentena

Por: Camila Sanches, MEd, ADHD-CCSP


A situação de confinamento em casa por vários dias pode gerar muito desconforto psicológico. Porém, alguns fatores de proteção podem nos ajudar a lidar com essa situação. Seguem algumas sugestões para esse período:


Evite informações excessivas A super informação pode gerar muita ansiedade. Cuide de você mesmo! Evite estar na TV o dia inteiro, em grupos de WhatsApp ou em Redes Sociais ouvindo notícias sobre o coronavírus. Somente busque informações em um horário específico. Durante o dia busque ficar ocupado realizando atividades que não estão relacionadas a esse tema. Lembre-se: sua família, casa, bichinhos de estimação gostam muito da sua companhia.

Empatia Valorize seu esforço pessoal, pois o que você está fazendo é para o seu bem e essencial para o bem comum. Focar no fato de que, embora seja difícil ficar em casa, você está ajudando a salvar vidas.

Faça uso da tecnologia, mas com sabedoria Para nos manter próximos das nossas famílias e amigos, limite o tempo que gastamos conectados à tecnologia. Encontre atividades manuais e maneiras de passar um tempo separado das telas.

Mantenha-se ativo Encontre formas de atividade física que você possa fazer em casa. Mantenha uma rotina diária com todos, principalmente com os pequenos. Não estamos de férias e sim criando um novo estilo de vida para esse momento. 

Especialmente para crianças  Mantenha um cronograma e uma rotina, esses são elementos essenciais. Por exemplo: de manhã fazemos as tarefas da escola, depois do almoço, assistimos TV ou brincamos com tecnologia e, à tarde, aproveitamos a situação para realizar atividades familiares especiais. As crianças devem entender por que não devemos sair de casa: não por medo de adquirir o vírus , mas sim porque assim estamos protegendo as pessoas com saúde frágil. Faça-os entender que estamos fazendo um ato cheio de valor e significado. Ajuda mútua  Reúna-se e tome consciência das dificuldades que esses dias podem representar em um nível psicológico. Faça um "acordo de paz" através do qual exista colaboração e apoio de uns com os outros.  Somos uma equipe! Vamos passar esses dias juntos da melhor maneira possível.

5 visualizações0 comentário

©2019 by Dra. Patricia Muñoz. Proudly created Wix.com